(ENEM – 2017) Uma desenhista projetista deverá desenhar uma tampa de panela em forma circular. Para realizar esse desenho, ela dispõe, no momento, de apenas um compasso, cujo comprimento das hastes é de 10 cm, um transferidor e uma folha de papel com um plano cartesiano. Para esboçar o desenho dessa tampa, ela afastou as hastes do compasso de forma que o ângulo formado por elas fosse 120º. A ponta seca está representada pelo ponto C, a ponta do grafite está representada pelo ponto B e a cabeça do compasso está representada pelo ponto A conforme a figura

Após concluir o desenho, ela o encaminha para o setor de produção. Ao receber o desenho com a indicação do raio da tampa, verificará em qual intervalo este se encontra e decidirá o tipo de material a ser utilizado na sua fabricação, de acordo com os dados.

O tipo de material a ser utilizado pelo setor de produção será

A) I.   B)  II.   C)  III.   D)  IV.   E) V.

    Descobrindo os conteúdos que fizeram parte desta questão

  •       Lei dos cossenos

Relação entre conteúdos e Questão

Utilizar a lei dos cossenos para determinar a medida R do triângulo, dadas as medidas dos lados e do ângulo compreendido entre os mesmos.

Resolução

Pelo triângulo determinado pela abertura do compasso, conforme figura acima, podemos utilizar a lei dos cossenos para determinar o raio R.

Alternativa D

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This