Desmistificando a resolução das questões e conteúdo de Matemática do ENEM 2016

O objetivo é TAMBÉM proporcionar a professores de Ensino Fundamental I, atualizarem-se quanto à resolução das questões e conteúdo de Matemática do ENEM, bem como os conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II e Médio.

Acompanhe o processo de resolução das questões de Matemática do ENEM 2016 observando um passo a passo da resolução. E compará-los com os conteúdos ensinados no Ensino Fundamental II e Médio.

1)           Procure perceber quais conteúdos estão relacionados a cada questão (tanto aqueles pertinentes ao Ensino Fundamental II quanto aqueles do Ens. Médio) estudando-os previamente caso não os domine. Entenda como podem ser relacionados para responder as perguntas.

2)           Perceba que o exercício repetitivo de tentar relacionar os diversos conteúdos em qualquer questão, em oposição à atitude de buscar uma fórmula mágica que resolva o problema, possibilitará adquirir autonomia de estudo e autoconfiança para compreender e responder qualquer questão futura do ENEM.

Questão 151

O censo demográfico é um levantamento estatístico que permite a coleta de várias informações. A tabela apresenta os dados obtidos pelo censo demográfico brasileiro nos anos de 1940 e 2000, referentes à concentração da população total, na capital e no interior, nas cinco grandes regiões.

O valor mais próximo do percentual que descreve o aumento da população nas capitais da Região Nordeste é:

a) 125% b) 231%    c) 331%    d) 700%    e) 800%

Resolução 

Descobrindo os conteúdos de Matemática que fizeram parte desta questão para poder revisá-los

  • Porcentagem e Regra de três simples 

Relação entre Conteúdos e Questão 

Utilização do cálculo de porcentagem para comparação de valores, estabelecendo o aumento percentual da população. 

Cálculo

O objetivo é determinar o aumento percentual da população da região Nordeste nas capitais.

  • A população dessa região em 1940 era de 1.270.729 e em 2000 era de 10.162.346. Assim, o aumento foi de 8.891. 617.
  • Em termos de percentuais, utilizando regra de três, esse aumento representou:

Resposta

Alternativa D

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This