Uma empresa especializada em conservação de piscinas utiliza um produto para tratamento da água cujas especificações técnicas sugerem que seja adicionado 1,5 ml desse produto para cada 1000 l de água da piscina. Essa empresa foi contratada para cuidas de uma piscina de base retangular, de profundidade constante igual a 1,7 m, com largura e comprimento iguais a 3 m e 5 m, respectivamente. O nível da lâmina d’água dessa piscina é mantido a 50 cm da borda da piscina.

A quantidade desse produto, em mililitro, que deve ser adicionada a essa piscina de modo a atender as especificações técnicas é

A) 11,25.   B)  27,00.   C)  28,80.  D)  32,25.  E)  49,50.

Descobrindo os conteúdos que fizeram parte desta questão

  •       Cálculo de volume;
  •       Razão e Proporção.

Relação entre conteúdos e Questão

Determinação de volume de produto que deve ser adicionado ao volume total da piscina pensando que a proporção é de 1,5 ml de produto para cada 1000 l de água.

Resolução

A partir das dimensões da piscina destacadas na figura a seguir, podemos determinar os volumes de água na piscina e do produto.

Volume de água = 5 x 3 x 1,2 = 18 m3

Assim, como para cada metro cúbico de água, deve-se acrescentar 1,5 ml do produto, temos que o Volume do produto = 18 x 1,5 = 27 ml

Alternativa B

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This