Desmistificando a resolução e conteúdo das questões de Matemática do ENEM 2016

O objetivo é TAMBÉM proporcionar a professores de Ensino Fundamental I, atualizarem-se quanto à resolução e conteúdo das questões de Matemática do ENEM, bem como os conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II e Médio.

Acompanhe o processo de resolução das questões de Matemática do ENEM 2016 observando um passo a passo da resolução. E compará-los com os conteúdos ensinados no Ensino Fundamental II e Médio.

1)           Procure perceber quais conteúdos estão relacionados a cada questão (tanto aqueles pertinentes ao Ensino Fundamental II quanto aqueles do Ens. Médio) estudando-os previamente caso não os domine. Entenda como podem ser relacionados para responder as perguntas.

2)           Perceba que o exercício repetitivo de tentar relacionar os diversos conteúdos em qualquer questão, em oposição à atitude de buscar uma fórmula mágica que resolva o problema, possibilitará adquirir autonomia de estudo e autoconfiança para compreender e responder qualquer questão futura do ENEM.

Questão 150

Ao iniciar suas atividades, um ascensorista registra tanto o número de pessoas que entram quanto o número de pessoas que saem do elevador em cada um dos andares do edifício onde ele trabalha. O quadro apresenta os registros do ascensorista durante a primeira subida do térreo, de onde partem ele e mais três pessoas, ao quinto andar do edifício.

Com base no quadro, qual é a moda do número de pessoas no elevador durante a subida do térreo ao quinto andar?

a) 2  b) 3  c) 4  d) 5  e) 6

Resolução 

Descobrindo os conteúdos de Matemática que fizeram parte desta questão para poder revisá-los.

  • Moda 

Relação entre Conteúdos e Questão 

Interpretação e utilização do cálculo da Moda na resolução de situações problemas. 

Cálculo

O objetivo é determinar a moda do número de pessoas que ficam no elevador. Ou seja, após cada parada e desembarque nos andares, verificar quantas pessoas permanecem dentro do elevador.

Resposta

Após as respectivas entradas e saídas nos respectivos andares, a quantidade dos que ficam são 4, 5, 5, 5, 7 e 1. Logo, a modas dos que ficam no elevador é 5 (número que mais se repete)

Alternativa D

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This