Desmistificando a resolução das questões de Matemática do ENEM 2016

O objetivo é TAMBÉM proporcionar a professores de Ensino Fundamental I, atualizarem-se quanto à resolução das questões de Matemática do ENEM, bem como os conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II e Médio.

Acompanhe o processo de resolução das questões de Matemática do ENEM 2016 observando um passo a passo da resolução. E compará-los com os conteúdos ensinados no Ensino Fundamental II e Médio.

1)           Procure perceber quais conteúdos estão relacionados a cada questão (tanto aqueles pertinentes ao Ensino Fundamental II quanto aqueles do Ens. Médio) estudando-os previamente caso não os domine. Entenda como podem ser relacionados para responder as perguntas.

2)           Perceba que o exercício repetitivo de tentar relacionar os diversos conteúdos em qualquer questão, em oposição à atitude de buscar uma fórmula mágica que resolva o problema, possibilitará adquirir autonomia de estudo e autoconfiança para compreender e responder qualquer questão futura do ENEM.

Questão 147

Um adolescente vai a um parque de diversões tendo, prioritariamente, o desejo de ir a um brinquedo que se encontra na área IV, dentre as áreas I, II, III, IV e V existentes. O esquema ilustra o mapa do parque, com a localização da entrada, das cinco áreas com os brinquedos disponíveis e dos possíveis caminhos para se chegar a cada área. O adolescente não tem conhecimento do mapa do parque e decide ir caminhando da entrada até chegar à área IV.

Suponha que relativamente a cada ramificação, as opções existentes de percurso pelos caminhos apresentem iguais probabilidades de escolha, que a caminhada foi feita escolhendo ao acaso os caminhos existentes e que, ao tornar um caminho que chegue a uma área distinta da IV, o adolescente necessariamente passa por ela ou retorna. Nessas condições, a probabilidade de ele chegar à área IV sem passar por outras áreas e sem retornar é igual a:

Resolução 

Descobrindo os conteúdos de Matemática que fizeram parte desta questão para poder revisá-los.

  • Cálculo de probabilidades

Relação entre Conteúdos e Questão

Aplicação do cálculo de probabilidades na resolução de situações problemas

Cálculo

O objetivo é determinar a probabilidade de um indivíduo chegar à área IV, partindo da entrada e sem passar por outras áreas.

1) Conforme a figura acima, chamando as bifurcações de A, B, C, D, E e F, podemos dizer que, à partir da entrada, ele pode fazer os seguintes caminhos para chegar à área IV:

Caminho 1: A, E, F, IV

Caminho 2: A, B, C, D, IV

2) Em ambos os caminhos, em cada bifurcação a probabilidade dele tomar a o caminho em direção à área IV estão destacadas no esquema.

Resposta

Como os dois caminhos possibilitam chegar a IV, então a probabilidade de chegar ao destino é:

Alternativa C

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This