Desmistificando a resolução das questões do ENEM 2016 – Matemática

O objetivo é TAMBÉM proporcionar a professores de Ensino Fundamental I, atualizarem-se quanto à resolução das questões do ENEM, bem como os conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II e Médio.

Acompanhe o processo de resolução das questões do ENEM 2016 de Matemática, observando um passo a passo da resolução. E compará-los com os conteúdos ensinados no Ensino Fundamental II e Médio.

1)           Procure perceber quais conteúdos estão relacionados a cada questão (tanto aqueles pertinentes ao Ensino Fundamental II quanto aqueles do Ens. Médio) estudando-os previamente caso não os domine. Entenda como podem ser relacionados para responder as perguntas.

2)           Perceba que o exercício repetitivo de tentar relacionar os diversos conteúdos em qualquer questão, em oposição à atitude de buscar uma fórmula mágica que resolva o problema, possibilitará adquirir autonomia de estudo e autoconfiança para compreender e responder qualquer questão futura do ENEM.

Questão 146

Um petroleiro possui reservatório em formato de um paralelepípedo retangular com as dimensões dadas por                60 m x 10 m de base e 10 m de altura. Com o objetivo de minimizar o impacto ambiental de um eventual vazamento, esse reservatório é subdividido em três compartimentos A, B e C, de mesmo volume, por duas placas de aço retangulares com dimensões de 7 m de altura e 10 m de base, de modo que os compartimentos são interligados, conforme a figura. Assim, caso haja rompimento no casco do reservatório, apenas uma parte de sua carga vazará.

Suponha que ocorra um desastre quando o petroleiro se encontra com sua carga máxima: ele sofre um acidente que ocasiona um furo no fundo do compartimento C. Para fins de cálculo, considere desprezíveis as espessuras das placas divisórias. Após o fim do vazamento, o volume de petróleo derramado terá sido de:

  1. a) 1,4 x103 m3 b) 1,8 x 103 m3 c) 2,0 x 103 m3 d) 3,2 x 103 m3 e) 6,0 x 103 m3

Resolução

 

Descobrindo os conteúdos de Matemática que fizeram parte desta questão para poder revisá-los.

Volume de paralelepípedo

 

Relação entre Conteúdos e Questão 

Aplicação de Cálculos de volumes de sólidos na resolução de situações problemas. 

Cálculo

O objetivo é determinar o volume de petróleo que vazou do cargueiro.

  • O volume que vazou corresponde ao petróleo que ocupava os volumes dos sólidos destacados do sólido que representa o cargueiro:

O primeiro sólido, de dimensões 3m x 10m x 60m, comportava o petróleo que estava acima dos três compartimentos que subdividiram o reservatório. Seu volume é:

  • O segundo sólido, de dimensões 7m x 20m x 10m, comportava o petróleo que estava armazenado neste compartimento. Seu volume é:

Resposta

Portanto,

Alternativa D

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This