Nesse artigo, conforme também tratamos no artigo sobre Ensino de Matemática no Ensino Fundamental I segundo a BNCC, tratamos especificamente da construção do currículo de Matemática da Educação Infantil segundo a BNCC e seus Campo de Experiências. A todo momento, nosso intuito é tratar das competências e habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula de Matemática, bem como dos diversos temas e conteúdo específicos pertinentes a esse componente curricular.

Para saber mais sobre como relacionar os descritores de Matemática e habilidades previstas na BNCC, acesse nosso artigo: Espaço e Forma – Um tratamento via Descritores de Matemática, seus Conteúdos e Habilidades previstas na BNCC

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BNCC – Competências e Habilidades e Base Nacional Comum Curricular e seus Desafios
BNCC – Competências e Habilidades

Base Nacional Comum Curricular e seus Desafios

Conforme a BNCC, no processo de ensino e aprendizagem de Matemática a ser promovido em sala de aula da Educação Básica, o desenvolvimento pelo professor dos temas e conteúdos essenciais desse componente curricular necessita assegurar aos estudantes a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Ainda conforme a BNCC, é a observação desses elementos a serem assegurados durante a consecução de tarefas e atividades em sala de aula que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Nesse sentido, no que concerne ao planejamento e elaboração do currículo escolar de Matemática, a observação de competências gerais visa garantir aos estudantes tais direitos de aprendizagem. Dessa forma que a seguir, destacamos somente as competências diretamente relacionadas ao ensino de Matemática.

Competências Gerais a serem Desenvolvidas

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil segundo a BNCC

Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos chamados “campo de experiências”, que tratamos a seguir resumidamente, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes: Campo de Experiências da Matemática, Campo de experiências da Oralidade e Campo de Experiências do Espaço, Forma e Cores.

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Nesse Campo de Experiências, espera-se que, dentre outras habilidades pertinentes a serem promovidas nessa faixa etária, a criança em formação na Educação Infantil consiga:

Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles para a formulação, o raciocínio e a resolução de problemas.

Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificias, demonstrando atitudes de investigação, respeito e preservação.

Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências.

Resolver, criar e registrar situações-problema do cotidiano e estratégias de resolução.

Utilizar unidades de medida (dia / noite, dias / semanas / meses /  ano) e noções de tempo (presente / passado / futuro, antes / agora / depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano.

Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc.).

Crianças de zero a  1 ano e 6 meses

(EI01ET01). Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI01ET02). Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01ET03). Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01ET04). Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

(EI01ET05). Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

(EI01ET06). Experimentar e resolver situações-problema do seu cotidiano.

(EI01ET07) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

(EI02ET01). Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (sonoridade, textura, peso, tamanho, posição no espaço).

(EI02ET02). Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

(EI02ET03). Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

(EI02ET04). Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

(EI02ET05). Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

(EI02ET06). Analisar situações problema do cotidiano, levantando hipóteses, dados e possibilidades de solução.

(EI02ET07). Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

(EI02ET08). Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

(EI02ET09) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03ET02). Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

 (EI03ET03). Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua preservação.

 (EI03ET04). Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

 (EI03ET05). Classificar objetos e figuras, de acordo com suas semelhanças e diferenças.

(EI03ET06). Resolver situações problema, formulando questões, levantando hipóteses, organizando dados, testando possibilidades de solução.

(EI03ET07). Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

(EI03ET08). Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

(EI03ET09) Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS: “ORALIDADE E ESCRITA”

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Nesse Campo de Experiências, espera-se que, dentre outras habilidades pertinentes a serem promovidas nessa faixa etária, a criança em formação na Educação Infantil consiga:

Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.

Argumentar e relatar fatos oralmente, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida.

Ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas.

Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação.

Crianças de zero a 1 ano e 6 meses

(EI01OE01). Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.

(EI01OE02). Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.

(EI01OE03). Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

(EI01OE04). Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.

(EI01OE05). Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.

(EI01OE06). Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI01OE07). Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).

(EI01OE08). Ter contato com diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).

(EI01OE09) Ter contato com diferentes instrumentos e suportes de escrita.

Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

(EI02OE01). Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02OE02). Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

(EI02OE03). Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

(EI02OE04). Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

(EI02OE05). Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

(EI02OE06). Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

(EI02OE07). Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais e suas características gráficas.

(EI02OE08) Ampliar o contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

(EI02OE09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses

(EI03OE01). Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03OE02). Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

(EI03OE03). Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03OE04). Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03OE05). Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

(EI03OE06). Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03OE07). Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e de leitura.

(EI03OE08). Identificar gêneros textuais mais frequentes, recorrendo a estratégias de configuração gráfica do portador e do texto e ilustrações nas páginas.

(EI03OE09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS”

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Nesse Campo de Experiências, espera-se que, dentre outras habilidades pertinentes a serem promovidas nessa faixa etária, a criança em formação na Educação Infantil consiga:

Discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos e interagir com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva.

Reconhecer as artes visuais como meio de comunicação, expressão e construção do conhecimento.

Relacionar-se com o outro empregando gestos, palavras, brincadeiras, jogos, imitações, observações e expressão corporal.

Recriar a partir de imagens, figuras e objetos, usando materiais simples e ensaiando algumas produções expressivas.

Crianças de zero a 1 ano e 6 meses

(EI01TS01). Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

(EI01TS02). Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

(EI01TS03). Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), criando objetos tridimensionais.

(EI01TS04). Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar

(EI01TS05). Imitar gestos, movimentos, sons, palavras de outras crianças e adultos, animais, objetos e fenômenos da natureza.

Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

(EI02TS01). Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

(EI02TS02). Utilizar diferentes materiais, suportes e procedimentos para grafar, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes.

(EI02TS03). Expressar-se por meio de linguagens como a do desenho, da música, do movimento corporal, do teatro.

(EI02TS04). Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

(EI02TS05). Imitar e criar movimentos próprios, em danças, cenas de teatro, narrativas e músicas.

Crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses

(EI03TS01). Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

(EI03TS02). Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03TS03). Apreciar e participar de apresentações de teatro, música, dança, circo, recitação de poemas e outras manifestações artísticas.

(EI03TS04). Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

(EI03TS05). Reconhecer e ampliar possibilidades expressivas do seu corpo por meio de elementos da dança.

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