Aqui, elencamos cursos voltados a formação de professores do Ensino Fundamental I, estudantes de Pedagogia, bem como demais interessados em ensino de Matemática que buscam se capacitar em determinados temas voltados ao ensino de Matemática. O objetivo é oferecer ao professor um canal de cursos que tratam sobre a construção e história dos números. A seguir, têm-se uma breve descrição dos cursos, carga horária e conteúdos abordados nos mesmos.

         Os temas dos cursos de capacitação (todos na modalidade online e com certificado) variam entre metodologia de ensino de Matemática, jogos em sala de aula, conteúdos e história da Matemática. Especificamente, nesse espaço, tratamos sobre a construção dos Números, Operações básicas e História da Matemática e resolução de problemas.

Curso: Matemática Básica – Números Naturais

Carga horária: 6 horas (Clique no nome do curso para conhecer o curso ou quiser se matricular)

O curso “Matemática básica – números naturais” traz consigo conhecimentos da matemática fundamental no qual envolve as operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada), a identificação de um número primo e um pouco sobre a história dos números naturais.

 

 

Conteúdos

  • O Início do processo de contagem
  • Representação numérica
  • Sistema de numeração decimal
  • Conjunto dos Naturais
  • Adição
  • Subtração
  • Multiplicação
  • Divisão
  • Potenciação
  • Raiz quadrada
  • A Divisibilidade
  • Critérios de Divisibilidade
  • Números Primos
  • Reconhecimento de um número primo

Curso: MATEMÁTICA – História dos Números 

Carga horária: 45 horas (Clique no nome do curso se quiser saber mais ou se deseja se matricular)

Este curso visa ampliar o conhecimento de estudantes, profissionais ou pessoas que atuam ou não na área da educação, quanto aos conhecimentos sobre a construção e história dos números.

A nossa capacidade de inata sobre o senso numérico que fez aparecer esse conceito tão importante que é o número. A necessidade que o homem tinha de medir e contar foram os alicerces para que nós começássemos a exprimir e a contar os objetos. Em decorrência dessa necessidade que foram criados diversos sistemas de representação dos números por todo o mundo ao longo dos tempos, sendo os mais antigos que se conheçam os que são oriundos do Egito, Suméria e Babilónia, além dos sistemas Gregos, o Romano, o Indiano e o nosso muito conhecido e também muito utilizado, sistema Indu-arábico.

Conteúdos

  • Como surgiu a noção de número?
  • História dos números
  • Contando objetos com outros objetos
  • Construindo o conceito de número
  • Os egípcios e os símbolos
  • A técnica de calcular dos egípcios
  • Descobrindo a fração
  • Contando com os romanos
  • O sistema de numeração romano
  • Os números racionais
  • Os números irracionais
  • A raiz quadrada
  • A história dos números irracionais
  • Conjuntos de números
  • Dízimas infinitas periódicas
  • Números reais
  • Uma construção geométrica
  • A linguagem dos números
  • Do relativo ao absoluto
  • Matemática e sua função modeladora
  • Matemática e lógica
  • A importância da matemática para a sociedade

Curso: As operações matemáticas na resolução de problemas

Carga horária: 15 horas (Clique no nome do curso se quiser saber mais sobre o curso ou se deseja se matricular)

Efetuar operações é fundamental para o ensino de Matemática, a fim de aproximar o aluno do cotidiano, fazendo-o ver que como a matemática se encontra presente dentro e fora da sala de aula.

A resolução de problemas leva o aluno a interpretar a questão proposta, a estruturar a situação para resolver problemas. Os PCN´s preconizam a educação para a vida como um todo.

Deste modo, a missão dos educadores é preparar para o mundo, proporcionar o ensino para adquirirem as habilidades com eficácia na sociedade, ao concluir a escolaridade.

Conteúdo

  • As operações matemáticas na resolução de problemas
  • Introdução
  • Breve histórico da resolução de problemas matemáticos
  • A matemática através da resolução de problemas e os PCN’s no Brasil
  • Os problemas matemáticos
  • Conceito de problema
  • Diferença entre problema e exercício.
  • Os tipos de problema
  • Problemas envolvendo adição e subtração
  • Situações-problema: conceito e principais objetivos
  • Tipos de situações problema no ensino da matemática
  • Resolução de situações-problema
  • A metodologia da resolução de problemas

 

 

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This