Os cursos aqui elencados são destinados á formação de professores do Ensino Fundamental I, estudantes de Pedagogia, bem como demais interessados em ensino de Matemática. Oferecemos uma breve descrição dos cursos, carga horária e conteúdos abordados nos mesmos.

         Os temas dos cursos de capacitação (todos na modalidade online e com certificado) variam entre metodologia de ensino de Matemática, jogos em sala de aula, conteúdos e história da Matemática. Os cursos que aqui mostramos, dizem respeito à Metodologia de Ensino de Matemática.

Curso: PRÁTICAS DOCENTES EM MATEMÁTICA

Carga horária: 80 horas (Clique no nome do curso caso queira conhecer o curso ou deseje se matricular)

Por iniciativa de um movimento de renovação pedagógica e construção de uma proposta de melhoria da educação, o curso de Formação Continuada “Práticas docentes em Matemática” visa atender as necessidades atuais de qualificação profissional dos professores, com habilidades e competências necessárias para acompanhar as mudanças no ensino da Matemática no Brasil.

Partimos do princípio de que toda situação de ensino-aprendizagem deve agregar o desenvolvimento de habilidades que caracterizem o “pensar matematicamente”. Nesse sentido, foi dado prioridade a conteúdos que possam ser trabalhados de forma multidisciplinar, a fim de propiciar a construção de um processo investigativo que auxilie na apropriação de conhecimento do aluno pelo “fazer matemática”.

Conteúdos

  • A função do professor de matemática
  • Atitude, compromisso e demanda social
  • O profissional do ensino
  • O conhecimento matemático
  • A disciplina matemática
  • Atividade complementar
  • Doutrina do ensino e do método
  • A produção do conhecimento matemático
  • Matemática como linguagem
  • Matemática como investigação científica
  • Conhecimento, metodologia e didática
  • Atividade complementar
  • Aprendizagem matemática
  • Tendências psicopedagógicas da educação matemática
  • Educação matemática e desenvolvimento cultural
  • Aprendizagem matemática como
  • Produção de conhecimento
  • Itinerário formativo em matemática
  • Atividade complementar
  • Gestão de aprendizagem
  • A profissionalização do processo pedagógico como base
  • Para elaboração de estratégias metodológicas de ensino
  • Avaliação
  • A avaliação na prática
  • Tendências do ensino da matemática
  • Atividade complementar
  • Atividade orientada
  • Didática aplicada ao ensino da matemática
  • Algumas reflexões na área de matemática
  • A inserção da matemática na proposta global
  • Competência leitora e escritora e aprendizagem em matemática
  • A comunicação nas aulas de matemática
  • Habilidades de leitura nas aulas de matemática
  • Gêneros discursivos nas aulas de matemática
  • Enunciados de problemas e de exercícios
  • Leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos
  • Relatos de atividades de leitura nas aulas de matemática
  • Estruturas cognitivas
  • Construção dos conceitos matemáticos
  • Conceitos fundamentais da matemática
  • Construção da aritmética
  • A noção de quantidade
  • A noção de números perceptuais
  • As operações de classificação e seriação
  • Grandezas e medidas
  • Espaço e forma
  • Estratégias pedagógicas
  • Os conceitos fundamentais da matemática
  • O problema como ponto de partida
  • Atividade matemática
  • O problema como estruturador de uma situação
  • O saber matemático como um sistema conceitual
  • Resolver as situações-problema
  • A construção de conceitos matemáticos
  • Aplicações da matemática no ensino fundamental
  • Informática
  • Tratamento da informação
  • Estatística e probabilidade
  • Coleta, organização, comunicação e interpretação de dados
  • Leitura de tabelas, gráficos e outras formas de representação de dados
  • Breve histórico sobre educação matemática
  • Conceituando educação matemática
  • Tendências da educação matemática
  • Atuais tendências da educação matemática
  • Modelagem matemática
  • Etapas da modelagem matemática
  • Como proceder para utilizar a modelagem na sala de aula
  • Cuidados no uso da modelagem matemática
  • Etnomatemática
  • Dois pontos de vista para a abordagem da etnomatemática
  • Literatura e matemática
  • Interdisciplinaridade e interatividade
  • Sensibilidade: o olhar diferente do educador
  • Literatura, matemática e sequência didática interdisciplinar
  • Compreensão de textos
  • Compreensão de textos na matemática
  • Elementos no contexto da compreensão de textos
  • Proposta metodológica para trabalhar textos nas aulas de matemática
  • Criação de textos adequados para a sua classe
  • Seleção de textos adequados para a sua classe
  • Resolução de problemas
  • Evolução histórica
  • Estratégias para a resolução de problemas

 

Curso: A Importância da Matemática no Âmbito Escolar

Carga horária: 40 horas (Clique no nome do curso caso queira saber mais ou desejar efetuar a matrícula)

O Curso “A Importância da Matemática no Âmbito Escolar”, nos conduz a um tema importante e necessário para que possamos alcançar níveis mais elevados no contexto atual da educação escolar. Nesse sentido, esse curso visa ampliar o conhecimento de estudantes, profissionais ou pessoas que atuam (ou não) na área da educação, com foco nos aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e vocacional, além de facilitar a transmissão do conteúdo presente e o ensino de Matemática como um todo.

O curso é desenvolvido em módulos didáticos, estabelecendo os critérios e atividades a serem desenvolvidas pelos alunos, durante suas atividades.

Conteúdos

  • Mídias e educação
  • Uma nova realidade na sala de aula i
  • Uma nova realidade na sala de aula ii
  • Concepção tradicional
  • O velho paradigma
  • A escola como espaço de criação
  • Escola desenvolvendo competências
  • Matemática relevante para o ensino médio
  • Metodologias alternativas
  • Educação matemática – histórico
  • Gestão curricular
  • O ensino da matemática e o distanciamento da realidade
  • Função modeladora
  • Modelagem matemática
  • A importância dos conhecimentos prévios
  • Matemática e o professor do 1º ciclo i
  • A influência da mídia na educação escolar
  • Mudando a mentalidade dos docentes
  • Professor de matemática
  • Modelagem matemática como metodologia de ensino
  • Modelagem matemática: uma ferramenta para a Etnomatemática

 

Curso: Metodologia do Ensino da Matemática

Carga horária: 40 horas (Clique no nome do curso caso queira saber mais ou desejar efetuar a matrícula)

O Curso “Metodologia do Ensino da Matemática” nos conduz a um tema importante e necessário que é o ensino de Matemática. Tem por objetivo nortear o professor ou aluno de pedagogia no melhor caminho para desenvolver ou aprimorar o seu conhecimento.

 

Conteúdos

  • O professor e o aluno
  • Diferença entre ensino e didática
  • Ciclo do saber
  • O professor e a sociedade
  • Processo de desenvolvimento
  • Finalidades do ensino da matemática
  • Pró-letramento em matemática
  • Uma nova visão da matemática
  • Competências profissionais gerais
  • Articulação entre teoria e prática
  • Organização institucional e curricular
  • Conceituando a avaliação em matemática

 

Curso: O Ensino da Matemática na Educação Infantil

Carga horária: 10 horas (Clique no nome do curso caso queira saber mais ou desejar efetuar a matrícula)

O conhecimento matemático está presente em todos os momentos da vida cotidiana, portanto indissociável na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilidade do raciocínio dedutivo do aluno, na resolução de problemas, o que vem apoiar a construção do conhecimento em todas as áreas curriculares. Aprenda com este curso como funciona o ensino de Matemática na educação infantil.

Conteúdo

  • O Ensino da Matemática na Educação Infantil
  • O que é a Educação Infantil
  • A construção do Conhecimento Lógico-Matemático
  • O Ensino de Matemática na Educação Infantil
  • O Ensino de Matemática por meio de Jogos Infantis
  • Vários Jogos na sala
  • As principais noções no ensino da matemática
  • Os números e o sistema de numeração
  • Contagem
  • Notação e escrita numéricas
  • Operações
  • Grandezas e medidas
  • Espaço e forma

Curso: Setor Educacional Módulo 1

Carga horária: 140 horas (Clique no nome do curso caso queira saber mais ou desejar efetuar a matrícula)

A Educação envolve tanto o ensinar como o aprender. Pode ocorrer ou ser exercida tanto nos espaços propriamente destinados à educação, como escolas, creches, faculdades, cursos, etc, como também em qualquer outro espaço de convívio social:
família, comunidade, trabalho etc.

Com este curso, você aprenderá: Novos modos de olhar e pensar a educação e a escola; A importância dos gestos e posturas ao lecionar;
Pedagogia e Didática; A diferença entre Educação, Instrução e Ensino;
Os diferentes tipos de Educação, etc.

Conteúdos

  • Introdução a educação
  • Sobre a educação do olhar na escola
  • Gestos e posturas: a aula que você dá e não vê
  • Prática educativa, pedagogia e didática
  • Educação, instrução e ensino
  • Educação escolar, pedagogia e didática
  • A didática e a formação profissional do professor
  • Educação, o que é isso?
  • Educação formal x educação informal
  • Educação como produto x educação como processo
  • Educação certa x educação errada
  • Educação como meio x educação como fim
  • Educação como prática individual x educação como prática coletiva
  • Educação autoritária x educação democrática
  • Educação opressora x educação libertadora
  • Educação reprodutivista x educação crítica
  • Como melhorar a comunicação professor-aluno
  • Novas competências para ensinar
  • Bibliografia/links recomendados
  • #introdução a alfabetização infantil
  • Como apareceu a escrita?
  • A prática do professor na ed. Infantil
  • Os saberes docente
  • A diversidade da ed. Infantil
  • Ideias e propostas pedagógicas de autores dos séculos xv, xvi e xvii
  • As ideias de rosseau na prática de pedagogos (séc. Xviii e xix)
  • Propostas pedagógicas de ovide decroly (1871 ? 1932)
  • Propostas pedagógicas de célestin freinet (1896-1966)
  • Propostas pedagógicas de emilia ferreiro
  • Educar e o cuidar: o específico da ed. Infantil
  • O lúdico no contexto escolar da ed. Infantil
  • Memória da alfabetização
  • Revendo a psicogênese da língua escrita
  • Os níveis conceptuais linguísticos
  • As concepções sobre a língua subjacentes à prática docente
  • Tempo de aprender e de ensinar a ler
  • O educador infantil: sua prática na acolhida
  • A formação de professores para a ed. Infantil
  • Bibliografia/links recomendados
  • #alfabetização e letramento
  • Introdução
  • Sons e letras
  • Alfabetizando
  • Alfabetização e letramento
  • Métodos sintéticos: da soletração à consciência fonológica
  • As cartilhas e a alfabetização
  • Produção de texto – produção e correção
  • A aprendizagem da leitura
  • Avaliação na alfabetização
  • Políticas públicas e o atendimento às crianças de 0 a 6 anos
  • Bibliografia/links recomendados
  • #educação de jovens e adultos
  • Introdução
  • Estrutura organizacional pedagógica
  • Suporte legal da educação de jovens e adultos
  • Funções da educação de jovens e adultos
  • Filosofia e princípios didático-pedagógicos da educação de jovens e adultos
  • Currículo: língua portuguesa
  • Currículo: artes
  • Currículo: língua estrangeira moderna – inglês
  • Currículo: matemática
  • Currículo: ciências
  • Currículo: história
  • Currículo: geografia
  • Currículo: educação religiosa
  • O perfil do professor da eja
  • Atribuições do coordenador da educação de jovens e adultos
  • Processos de avaliação

Curso: Setor Educacional Módulo 2

Carga horária: 120 horas (Clique no nome do curso caso queira saber mais ou desejar efetuar a matrícula)

A Educação envolve tanto o ensinar como o aprender. Pode ocorrer ou ser exercida tanto nos espaços propriamente destinados à educação, como escolas, creches, faculdades, cursos, etc, como também em qualquer outro espaço de convívio social como família, comunidade, trabalho etc. Nesse curso abordamos *a importância dos gestos e posturas ao lecionar; a *Pedagogia e Didática; *a diferença entre Educação, Instrução e Ensino, etc., e a relação destes com o ensino de Matemática.

Conteúdos

  • Introdução a Educação
  • Sobre a Educação do Olhar na Escola
  • Gestos e Posturas: A Aula que Você Dá e Não Vê
  • Prática educativa, Pedagogia e Didática
  • Educação, instrução e ensino
  • Educação escolar, Pedagogia e Didática
  • A Didática e a formação profissional do professor
  • Educação, o que é isso?
  • Educação Formal X Educação Informal
  • Educação como Produto X Educação como Processo
  • Educação Certa X Educação Errada
  • Educação como Meio X Educação como Fim
  • Educação como Prática Individual X Educação como Prática Coletiva
  • Educação Autoritária X Educação Democrática
  • Educação Opressora X Educação Libertadora
  • Educação Reprodutivista X Educação Crítica
  • Como Melhorar a Comunicação Professor-Aluno
  • Novas Competências para Ensinar
  • Bibliografia/Links Recomendados
  • Contação de Histórias
  • Introdução
  • A origem da literatura infantil
  • A relevância das histórias infantis para o desenvolvimento da criança do maternal
  • Contos de Fadas e o Universo Infantil
  • Características de uma boa obra para crianças
  • As dificuldades de ser criança
  • Transmissão de valores através das histórias
  • Tirando um maior proveito das histórias
  • Contação de histórias e interação social
  • A Teoria sócio-histórica de Vygotsky
  • Estudo da história infantil
  • O processo comunicativo e a oralidade
  • Conto: O Patinho Feio
  • Conto: A Pequena Vendedora de Fósforos
  • Conto: O Soldadinho de Chumbo
  • Bibliografia/Links Recomendados
  • Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil
  • Introdução
  • O Brinquedo e a Brincadeira no Desenvolvimento Infantil
  • A Brinquedoteca: o que significa?
  • Contexto Histórico da Brinquedoteca
  • As funções da Brinquedoteca
  • Entendendo a Brinquedoteca
  • Como montar uma Brinquedoteca
  • Ensinando com a Brinquedoteca
  • As 8 Fases da Inteligência e como estimulá-la
  • Os melhores brinquedos e jogos para alfabetização e memória
  • O Lugar do Lúdico na Aprendizagem
  • Formação do Educador para atuar na Brinquedoteca
  • Bibliografia/Links Recomendados
  • Jogos Matemáticos na Educação Infanto Juvenil
  • Introdução
  • Considerações sobre a Matemática
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Jogos matemáticos como recurso didático
  • A formação do pensamento lógico-matemático
  • Fases do desenvolvimento infantil conforme Piaget
  • Sugestões de Atividades
  • Charadas matemáticas
  • Jogos e brincadeiras antigas
  • Quadrado mágico
  • Importância dos Jogos no Ensino da Matemática

 

 

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This