Atualmente, os método estatísticos que tratam do tema Tratamento da Informação são utilizados para avaliar e interpretar dados coletados sobre diversos assuntos pelo fato de que a mesma proporciona uma linguagem que agiliza a leitura e tratamento dos dados para a posterior tomada de decisão. Dessa forma, no que concerne ao estudante da Educação Básica, é necessário que o mesmo conheça as principais ferramentas e conteúdos pertinentes ao tema Tratamento da Informação a fim de tornar-se um indivíduo alfabetizado do ponto de vista dos conhecimentos matemáticos dessa área. Ou seja, que adquira autonomia para ler e compreender essas informações tratadas por outros.

Dessa forma, assim como tratamos no artigo referente ao tema “Números e Operações/Álgebra e Funções” sobre a importância dos conteúdos a ele relativos e suas aplicações nas diversas áreas, nosso foco agora é mostrar os conteúdos pertinentes aos descritores desse tema, paralelamente aos tipos de situações problemas que exemplificam/relacionam tais conteúdos.

Semelhantemente aos problemas tratados no respectivo tema no Ensino Fundamental, as situações problemas referentes ao tema Tratamento da Informação partem da contextualização e da exploração de gráficos e tabelas com o objetivo de avaliar o desenvolvimento de habilidades e competências relativas às suas leituras e interpretação críticas por parte dos educandos.

Descritores do Tema IV– Tratamento da Informação

A seguir, destacamos os descritores do respectivo tema, bem como os conteúdos pertinentes aos mesmos, acompanhados de exemplos de questões.

D34 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas      e/ou gráficos. 

D35 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos 

gráficos que as representam e vice-versa.

Descritores do Tema e seus Conteúdos

D34 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas      e/ou gráficos. 

Conteúdos:

  • Leitura e interpretação de informações dadas explicitamente em gráficos;
  • Leitura e interpretação de informações fornecidas em gráficos, não necessariamente de forma explícita.

Exemplos de Questões retiradas do Blog do Professor Warles

Leitura e interpretação de dados expressos em gráficos
Leitura e interpretação de dados expressos por diferentes tipos de gráficos

D35 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

Conteúdos:

  • Leitura e interpretação de informações dadas explicitamente em tabelas;
  • Leitura e interpretação de informações fornecidas em tabelas, não necessariamente de forma explícita.

Exemplos de Questões retiradas do Blog do Professor Warles

Leitura e intepretação de dados expresso por tabelas
Leitura e Interpretação de dados expressos por tabelas

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This