[video_player type=”youtube” youtube_remove_logo=”Y” style=”1″ dimensions=”560×315″ width=”560″ height=”315″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″ ipad_color=”black”]aHR0cHM6Ly95b3V0dS5iZS80TmZfLXc3ZXVTQQ==[/video_player]

 

Nessa primeira aula vou falar sobre os critérios de avaliação do ENEM. Esse assunto é de extrema importância.

É senso comum de boa parte dos alunos que o exame cobra raciocínio ao invés de memorização de fórmulas e procedimentos. Fazendo com que o aluno foque seus estudos no desenvolvimento do raciocínio lógico e muitas vezes desdenhe dos conteúdos.

Então nessa aula de hoje eu vou esclarecer o que o exame exige do aluno que concluiu o Ensino Médio na prova de Matemática.

Em resumo, o exame exige que o aluno:

  1. Faça uso da linguagem matemática para a aplicação em outras áreas do conhecimento e também no cotidiano.
  2. Resolva situações-problema, ou seja, que seleciona, organize, relacione, interprete dados e informações para posterior tomada de decisão.
  3. Construir argumentação, relacione informações e conhecimentos disponíveis em situações, para construir argumentação consistente.

Ou seja, não é só um mero raciocínio lógico que é exigido nas questões que compõe o ENEM. Cada um dos itens que acabei de mencionar compõe um conjunto de atitudes que você deve considerar durante a prova de Matemática.

E nessa aula vou resolver uma questão que necessita do raciocínio estatístico para ser resolvida.

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This