Nessa postagem, semelhantemente aos artigos em que tratamos das Unidades Temáticas “Números“, “Álgebra“, “Grandezas e Medidas“, trazemos possibilidades de atividades e conteúdos pertinentes às habilidades previstas na BNCC para o 5º Ano do Ensino Fundamental I relativas à também ao desenvolvimento de Atividades da Unidade Temática: Geometria

Basicamente, os conteúdos envolvidos nas habilidades são: Atividades de localização (plano cartesiano), Figuras geométricas planas e espaciais, Atividades com ampliações e reduções, etc.

Acesse também o artigo “A Matemática no Ensino Fundamental I segundo a BNCC”.

(EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

Conteúdos

Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano

Atividades da Unidade Temática: Geometria

Na elaboração de atividades relativas a essa habilidade, deve ser explicitado a ideia de que são necessárias duas coordenadas para a localização de um objeto no plano. Como recursos didáticos, podem ser utilizados:

  • Jogos como batalha naval;
  • Atividades de movimentações em malhas quadriculadas, inclusive as desenhadas no chão para que os alunos possam se deslocar;
  • Jogos eletrônicos para que os alunos localizem objetos usando coordenadas;
  • Mapas de rua para que os alunos localizem endereços específicos;
  • Planilhas eletrônicas que são organizadas em linhas e colunas são também interessantes para o desenvolvimento desta habilidade;
  • A análise de aplicativos utilizados para orientação de pessoas, tais como o GPS.

Resumidamente, as atividades a serem propostas necessitam favorecer ao aluno:

  • Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano;
  • Utilizar mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas;
  • Desenvolver habilidades verbais, visuais e de representação especificamente relacionadas às estratégias de representação aqui mencionadas, compreendendo seus princípios, legendas, escalas;
  • Utilizar os termos direita, esquerda, para cima, para baixo, intersecção, etc.
  • Compreender que um ponto pode ser localizado usando duas coordenadas e um sistema de eixos perpendiculares, numerados e orientados.

(EF05MA15) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.

Conteúdos

Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano

Atividades da Unidade Temática: Geometria

Para favorecer o aprendizado de tais noções, vale dizer que necessita ocorrer simultaneamente à (EF05MA14), bem como depende dos conhecimentos explorados na habilidade (EF04MA16). Podemos dizer, inicialmente, que no caso da habilidade (EF05MA14), o professor que, ao promover situações problemas que introduzam os alunos as noções de mudanças de direção e sentido, bem como de giros nos deslocamentos registrados no plano, estará também introduzindo as primeiras noções de ângulo.

Em geral, os temas a serem trabalhado e que favorecem uma apropriação desta habilidade compreende:

  • Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante) utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros;
  • Envolver, no decorrer das atividades, a localização e representação da movimentação de objetos e pessoas no espaço;
  • Utilizar um vocabulário que expresse a localização (direita, esquerda, mais próximo, mais distante, entre outros).
  • Podemos incluir também experiências de representação de trajetos em malhas quadriculadas e de leitura de mapas auxiliam para que, então, possa ser explorada a ampliação das formas de descrição, localização e representação de trajetos e movimentos em um sistema de coordenadas ordenado (cartesiano) formado por um eixo horizontal e outro vertical, numerados e que se interceptam perpendicularmente na origem.

(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

Conteúdos

Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características

Atividades da Unidade Temática: Geometria

Na elaboração de atividades, pode-se recorrer ao trabalho com planificações e representações de desenho em malhas. Além disso, ainda no que concerne a um trabalho com planificações, sugere-se:

  • Os alunos analisem se uma determinada planificação permite ou não construir um determinado sólido, pois a análise de planificações “erradas” permite ampliar a capacidade de visualização dos alunos, bem como faz com que reflitam acerca das características dos sólidos sugeridos na habilidade.
  • Analisar com os alunos o que permanece inalterado e o que sofre modificações na planificação em relação ao sólido em sua representação tridimensional. Por exemplo, os alunos podem perceber que os ângulos das faces de um cubo continuam retos na planificação, bem como a quantidade de quadrados que formam as faces. No entanto, a planificação não mostra os vértices do cubo.
  • Registros escritos e leitura de pequenos textos explicativos a respeito de sólidos auxiliam os alunos a utilizarem o vocabulário geométrico e identificarem propriedades nos objetos estudados.

Dessa forma, os temas a serem trabalhados visando o desenvolvimento desta habilidade inclui:

  • Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones);
  • Analisar, nomear e comparar seus atributos, ou seja, classificar os sólidos em poliedros e corpos redondos.
  • Separar os poliedros em prismas, pirâmides e outros, explicitando as principais características de cada grupo, em especial relativos ao tipo de superfície que os compõem, bem como à quantidade de arestas e vértices.
  • Compreender também a identificação do cilindro, do cone e da esfera como corpos redondos. Compreender que a planificação é uma representação plana.
  • Promover atividades que mostram desenhos de prismas e pirâmides, pois são uma aprendizagem específica que envolve desde esboço até representações sob diferentes pontos de vista em malhas, incluindo noções simples de perspectiva.
  • Estudar paralelamente o reconhecimento de alguns polígonos, pois é importante para a compreensão de poliedros, em particular os prismas e pirâmides.

(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Conteúdos

Figuras geométricas planas: características, representações e ângulos

Atividades da Unidade Temática: Geometria

As atividades incluem utilizar especificamente metodologias próprias das tecnologias digitais.

(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Conteúdos

Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes

Atividades da Unidade Temática: Geometria

A utilização de malhas quadriculadas favorece ao aluno perceber a ideia de ampliação e redução de figuras. Nesse sentido, dada uma figura, pode-se propor aos alunos:

  • Ampliá-la, por exemplo, dobrando a medida dos lados. Ou reduzi-la, dividindo a medida dos lados pela metade.
  • Após a ampliação ou a redução, propor que se comparem elementos das duas figuras (a medida dos lados, a medida dos ângulos por sobreposição, o perímetro e a área) para ver o que ocorre e com isso produza uma justificativa oral e/ou por escrito.
  • Criar argumentos para explicar uma percepção, contribuindo assim, para desenvolver a capacidade de argumentar, característica do letramento matemático, além de promover as habilidades lógicas (analisar argumentos, definições; reconhecer argumentos válidos e não válidos; dar contraexemplos) e verbais (capacidade de expressar percepções; elaborar e discutir argumentos, justificativas, definições; capacidade de descrever objetos geométricos; usar vocabulário geométrico oralmente ou por escrito).

Em geral, as atividades relativas a essa habilidade incluem:

  • Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas;
  • Usar tecnologias digitais para a exploração dos elementos que não se alteram e dos que se modificam na ampliação e na redução de figuras geométricas planas, envolvendo a aprendizagem do efeito da relação de proporcionalidade entre uma figura e sua ampliação/redução.

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