Desmistificando os conteúdos e resolução das questões de Matemática do ENEM 2016

O objetivo é TAMBÉM proporcionar a professores de Ensino Fundamental I, atualizarem-se quanto aos conteúdos e resolução das questões de Matemática do ENEM, bem como os conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II e Médio.

Acompanhe o processo de resolução das questões de Matemática do ENEM 2016 observando um passo a passo da resolução. E compare com os conteúdos ensinados no Ensino Fundamental II e Médio.

1)           Procure perceber quais conteúdos estão relacionados a cada questão (tanto aqueles pertinentes ao Ensino Fundamental II quanto aqueles do Ens. Médio) estudando-os previamente caso não os domine. Entenda como podem ser relacionados para responder as perguntas.

2)           Perceba que o exercício repetitivo de tentar relacionar os diversos conteúdos em qualquer questão, em oposição à atitude de buscar uma fórmula mágica que resolva o problema, possibilitará adquirir autonomia de estudo e autoconfiança para compreender e responder qualquer questão futura do ENEM.

Questão 179

Para garantir a segurança de um grande evento público que terá início às 4 h da tarde, um organizador precisa monitorar a quantidade de pessoas presentes em cada instante. Para cada 2 000 pessoas se faz necessária a presença de um policial. Além disso, estima-se uma densidade de quatro pessoas por metro quadrado de área de terreno ocupado. Às 10 h da manhã, o organizador verifica que a área de terreno já ocupada equivale a um quadrado com lados medindo 500 m. Porém, nas horas seguintes, espera-se que o público aumente a uma taxa de 120 000 pessoas por hora até o início do evento, quando não será mais permitida a entrada de público. Quantos policiais serão necessários no início do evento para garantir a segurança?

a) 360 b) 485 c) 560   d) 740   e) 860

Resolução

Descobrindo os conteúdos de Matemática que fizeram parte desta questão

Razão e Proporção

Relação entre Conteúdos e Questão

Estimativa de quantidades por meio de análise proporções.

Cálculo

O objetivo é determinar o número de policiais necessário no evento.

A estimativa é de que 4 pessoas ocupem 1m2. E às 10 horas da manhã o organizador verificou que a área ocupada é equivalente a de um quadrado de lado 500 metros.

Como a área do quadrado

o número de pessoas nessa região às 10 horas da manhã é de:

Nas horas seguintes (10h-16h) estima-se que a cada hora chegue 120.000 pessoas. Portanto, em 6 horas deve chegar um montante de:

6 x 120000= 720.000 pessoas.

Agora, podemos estimar que o total de pessoas no evento é de 1.720.000 pessoas.

Resposta

Assim, como é estimado que se destine 1 policial para cada 2000 pessoas, o número de policiais a serem destacados é

Alternativa E

 

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This