Desmistificando os conteúdos e resolução das questões de Matemática do ENEM 2016

O objetivo é TAMBÉM proporcionar a professores de Ensino Fundamental I, atualizarem-se quanto aos conteúdos e resolução das questões de Matemática do ENEM, bem como os conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II e Médio.

Acompanhe o processo de resolução das questões de Matemática do ENEM 2016 observando um passo a passo da resolução. E compará-los com os conteúdos ensinados no Ensino Fundamental II e Médio.

1)           Procure perceber quais conteúdos estão relacionados a cada questão (tanto aqueles pertinentes ao Ensino Fundamental II quanto aqueles do Ens. Médio) estudando-os previamente caso não os domine. Entenda como podem ser relacionados para responder as perguntas.

2)           Perceba que o exercício repetitivo de tentar relacionar os diversos conteúdos em qualquer questão, em oposição à atitude de buscar uma fórmula mágica que resolva o problema, possibilitará adquirir autonomia de estudo e autoconfiança para compreender e responder qualquer questão futura do ENEM.

Questão 165

Uma família resolveu comprar um imóvel num bairro cujas ruas estão representadas na figura. As ruas com nomes de letras são paralelas entre si e perpendiculares às ruas identificadas com números. Todos os quarteirões são quadrados, com as mesmas medidas, e todas as ruas têm a mesma largura, permitindo caminhar somente nas direções vertical e horizontal. Desconsidere a largura das ruas.

A família pretende que esse imóvel tenha a mesma dis tância de percurso até o local de trabalho da mãe, loca lizado na rua 6 com a rua E, o consultório do pai, na rua 2 com a rua E, e a escola das crianças, na rua 4 com a rua A.

Com base nesses dados, o imóvel que atende as preten sões da família deverá ser localizado no encontro das ruas

a) 3 e C. b) 4 e C.   c) 4 e D.    d) 4 e E.   e) 5 e C.

Resolução

Descobrindo os conteúdos de Matemática que fizeram parte desta questão

Interpretação de Informações fornecidas a partir de um gráfico

Relação entre Conteúdos e Questão

Leitura e interpretação de informações fornecidas para a tomada de decisão. 

Cálculo

O objetivo é determinar a localização do imóvel tal que possua a mesma distância do trabalho da mãe (6E), do consultório do pai (4A) e da escola das crianças (2E).

 

  • O imóvel deve estar na linha que liga o ponto M ao Pai (o ponto M está a meia distância entre o trabalho da mãe e escola das crianças).
  • Como só se pode caminhar na horizontal tem-se que tanto as crianças quanto a Mãe precisam caminhar 2 quarteirões até o ponto M. Daí, a localização do ponto I garante que tanto Pai, Mãe e Crianças fiquem a três quarteirões da localização da Casa.

Resposta

Logo, a coordenada do imóvel é (4D)

Alternativa C

 

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This