Desmistificando os conteúdos e resolução das questões de Matemática do ENEM 2016

O objetivo é TAMBÉM proporcionar a professores de Ensino Fundamental I, atualizarem-se quanto aos conteúdos e resolução das questões de Matemática do ENEM 2016, bem como os conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II e Médio.

Acompanhe o processo de resolução das questões de Matemática do ENEM 2016 observando um passo a passo da resolução. E compará-los com os conteúdos ensinados no Ensino Fundamental II e Médio.

1)           Procure perceber quais conteúdos estão relacionados a cada questão (tanto aqueles pertinentes ao Ensino Fundamental II quanto aqueles do Ens. Médio) estudando-os previamente caso não os domine. Entenda como podem ser relacionados para responder as perguntas.

2)           Perceba que o exercício repetitivo de tentar relacionar os diversos conteúdos em qualquer questão, em oposição à atitude de buscar uma fórmula mágica que resolva o problema, possibilitará adquirir autonomia de estudo e autoconfiança para compreender e responder qualquer questão futura do ENEM.

Questão 164

O LlRAa, Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, consiste num mapeamento da infes tação do mosquito Aedes aegypti. O LlRAa é dado pelo percentual do número de imóveis com focos do mosquito, entre os escolhidos de uma região em avaliação. O serviço de vigilância sanitária de um município, no mês de outubro do ano corrente, analisou o LlRAa de cinco bairros que apresentaram o maior índice de infestação no ano anterior. Os dados obtidos para cada bairro foram: I. 14 imóveis com focos de mosquito em 400 imóveis no bairro; II. 6 imóveis com focos de mosquito em 500 imóveis no bairro; III. 13 imóveis com focos de mosquito em 520 imóveis no bairro; lV.  9 imóveis com focos de mosquito em 360 imóveis no bairro; V.   15 imóveis com focos de mosquito em 500 imóveis no bairro.

O setor de dedetização do municipio definiu que o dire cion amento das ações de controle iniciarão pelo bairro que apresentou o maior índice do LlRAa. Disponível em: http:/bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 28 out. 2015.

As ações de controle iniciarão pelo bairro:

a) I.  b) II.  c) III.  d) IV.  e) V.

Resolução

Descobrindo os conteúdos de Matemática que fizeram parte desta questão

Porcentagem

Regra de Três Simples

Relação entre Conteúdos e Questão

Utilização de cálculo de porcentagens para efetuar comparações e posterior tomada de decisão de ação sobre qual bairro atuar.

Cálculo

O objetivo é identificar o bairro que apresenta o maior índice de infestação (LIRAa) para receber ação de serviço de vigilância sanitária.

Vamos determinar o percentual de imóveis com foco de mosquito nos itens de I a V utilizando regra de três:

Resposta

Concluímos então que as ações devem ser feitas no bairro I.

Alternativa A

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This