Desmistificando os conteúdos e resolução das questões de Matemática do ENEM 2016

O objetivo é TAMBÉM proporcionar a professores de Ensino Fundamental I, atualizarem-se quanto aos conteúdos e resolução das questões de Matemática do ENEM, bem como os conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II e Médio.

Acompanhe o processo de resolução das questões de Matemática do ENEM 2016 observando um passo a passo da resolução. E compará-los com os conteúdos ensinados no Ensino Fundamental II e Médio.

1)           Procure perceber quais conteúdos estão relacionados a cada questão (tanto aqueles pertinentes ao Ensino Fundamental II quanto aqueles do Ens. Médio) estudando-os previamente caso não os domine. Entenda como podem ser relacionados para responder as perguntas.

2)           Perceba que o exercício repetitivo de tentar relacionar os diversos conteúdos em qualquer questão, em oposição à atitude de buscar uma fórmula mágica que resolva o problema, possibilitará adquirir autonomia de estudo e autoconfiança para compreender e responder qualquer questão futura do ENEM.

Questão 161

Um paciente necessita de reidratação endovenosa feita por meio de cinco frascos de soro durante 24 h. Cada frasco tem um volume de 800 mL de soro. Nas primeiras quatro horas, deverá receber 40% do total a ser aplicado. Cada mililitro de soro corresponde a 12 gotas. O número de gotas por minuto que o paciente deverá receber após as quatro primeiras horas será

a) 16.   b) 20.   c) 24.   d) 34  e) 40.

Resolução

Descobrindo os conteúdos de Matemática que fizeram parte desta questão

Porcentagem

Razão e proporção

Relação entre Conteúdos e Questão

Utilizar a linguagem das razões e proporções presentes nas relações entre grandezas distintas para estabelecer uma comparação.

Cálculo

O objetivo é determinar o número de gotas por minuto que o paciente deverá receber após as quatro primeiras horas.

1)      Volume total a ser recebido: 5 frascos com 800ml cada = 5 x 800 = 4000ml.

2)      Nas primeiras 4 horas, recebe 40% desse volume, ou seja,

Logo, nas próximas 20 horas receberá o restante de

Sabendo que o total de gotas presente nesse volume de 2400 ml é

Resposta

Sabendo que em 20 horas há 1200 minutos (20 x 60 min), então o número de gotas por minuto que o paciente receberá nessas 20 horas será de:

Quantidade de   

Alternativa C

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This