Desmistificando os conteúdos e resolução das questões de Matemática do ENEM 2016

O objetivo é TAMBÉM proporcionar a professores de Ensino Fundamental I, atualizarem-se quanto aos conteúdos e resolução das questões de Matemática do ENEM, bem como os conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II e Médio.

Acompanhe o processo e resolução das questões de Matemática do ENEM 2016 observando um passo a passo da resolução. E compará-los com os conteúdos ensinados no Ensino Fundamental II e Médio.

1)           Procure perceber quais conteúdos estão relacionados a cada questão (tanto aqueles pertinentes ao Ensino Fundamental II quanto aqueles do Ens. Médio) estudando-os previamente caso não os domine. Entenda como podem ser relacionados para responder as perguntas.

2)           Perceba que o exercício repetitivo de tentar relacionar os diversos conteúdos em qualquer questão, em oposição à atitude de buscar uma fórmula mágica que resolva o problema, possibilitará adquirir autonomia de estudo e autoconfiança para compreender e responder qualquer questão futura do ENEM.

Questão 156

Uma pessoa comercializa picolés. No segundo dia de certo evento ela comprou 4 caixas de picolés, pagando R$ 16,00 a caixa com 20 picolés para revendê-los no evento. No dia anterior, ela havia comprado a mesma quantidade de picolés, pagando a mesma quantia, e obtendo um lucro de R$ 40,00 (obtido exclusivamente pela diferença entre o valor de venda e o de compra dos picolés) com a venda de todos os picolés que possuía. Pesquisando o perfil do público que estará presente no evento, a pessoa avalia que será possível obter um lucro 20% maior do que o obtido com a venda no primeiro dia do evento. Para atingir seu objetivo, e supondo que todos os picolés disponíveis foram vendidos no segundo dia, o valor de venda de cada picolé, no segundo dia, deve ser

a) R$ 0,96.  b) R$ 1,00.  c) R$ 1,40.  d) R$ 1,50.   e) R$ 1,56.

Resolução

Descobrindo os conteúdos de Matemática que fizeram parte desta questão para poder revisá-los.

  • Porcentagem
  • Resolução de equação de 1º grau

Relação entre Conteúdos e Questão

Resolução de situações problemas por meio de modelagem algébrica e pertinente representação de acréscimos ou descontos envolvendo porcentagens.

Cálculo

O objetivo é determinar o valor de venda de cada picolé no segundo dia de venda para aumentar seu lucro.

1º dia: Vendeu 4 caixas (com 20 picolés cada uma) no valor de R$16,00 cada caixa. E obteve um lucro de R$40,00.

1)      Sabendo que no 2º dia de vendas quer obter um lucro 20% maior que o do dia anterior, vamos calcular esse valor:

Determinando o valor de venda de cada picolé:

a) Sabendo que deverá vender 80 picolés por um valor que chamaremos de v, a receita recebida da venda de todos os picolés será: Receita = 80v.

b) O custo de venda dos picolés continua sendo o valor de: 4 x 16 = 64 reais

c) O lucro deverá ser de 48 reais

Resposta

Colocando esses dados na equação:

Assim, cada picolé deve ser vendido por R$1,40.

Alternativa C

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