Desmistificando os conteúdos e resolução das questões de Matemática do ENEM 2016

O objetivo é TAMBÉM proporcionar a professores de Ensino Fundamental I, atualizarem-se quanto aos conteúdos e resolução das questões de Matemática do ENEM, bem como os conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II e Médio.

Acompanhe o processo de resolução das questões de Matemática do ENEM 2016 observando um passo a passo da resolução. E compará-los com os conteúdos ensinados no Ensino Fundamental II e Médio.

1)           Procure perceber quais conteúdos estão relacionados a cada questão (tanto aqueles pertinentes ao Ensino Fundamental II quanto aqueles do Ens. Médio) estudando-os previamente caso não os domine. Entenda como podem ser relacionados para responder as perguntas.

2)           Perceba que o exercício repetitivo de tentar relacionar os diversos conteúdos em qualquer questão, em oposição à atitude de buscar uma fórmula mágica que resolva o problema, possibilitará adquirir autonomia de estudo e autoconfiança para compreender e responder qualquer questão futura do ENEM.

Questão 155

O setor de recursos humanos de uma empresa pretende fazer contratações para adequar-se ao artigo 93 da Lei no. 8.213/91, que dispõe: Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:

  1. até 200 empregados . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2%;
  2. de 201 a 500 empregados . . . . . . . . . . . . . . .3%;
  3. de 507 a 1 000 empregados . . . . . . . . . . . . .4%;
  4. de 1 001 em diante . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .5%.

Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 3 fev. 2015.

Constatou-se que a empresa possui 1 200 funcionários, dos quais 10 são reabilitados ou com deficiência, habilitados.Para adequar-se à referida lei, a empresa contratará apenas empregados que atendem ao perfil indicado no artigo 93. O número mínimo de empregados reabilitados ou com deficiência, habilitados, que deverá ser contratado pela empresa é:

a) 74. b) 70.   c) 64.   d) 60.   e) 53.

Resolução 

Descobrindo os conteúdos de Matemática que fizeram parte desta questão para poder revisá-los.

  • Porcentagem
  • Resolução de equação de 1º grau 

Relação entre Conteúdos e Questão

Utilização desses conteúdos para a modelagem de situações problemas.

Cálculo

O objetivo é determinar o número mínimo de funcionários que devem ser contratados, sejam eles com deficiência ou não segundo critérios definidos por lei.

  • Como a empresa já possui 1200 funcionários sendo 10 deles reabilitados ou com deficiência, se a empresa contratar x funcionários reabilitados terá a seguinte quantidade de funcionários:

Reabilitados ou com deficiência: 10 + x              Total de funcionários: 1200 + x

  • Portanto, para satisfazer a lei, esse valor de 10 + x terá que representar 5% do total de funcionários. Usamos esse fato para calcular o valor de x.

Resposta

Logo, devem ser contratados, no mínimo, 53 funcionários. 

Alternativa    E

Baixe já as apresentações com os Descritores de Matemática e os Níveis de Proficiência da Prova Brasil

You have Successfully Subscribed!

Share This